Objetivo

Aprimorar nosso conhecimento nos estudos direcionados a Linguística II.

Alunos

Jorge, Ana Dalete e Samara, alunos do 2° Período de Letras (Hab.Inglês)

Público Alvo

Alunos e professores interessados nas atividades aqui desenvolvidas.
 

Relatório dos Seminários

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O relatório é uma observação das atividades desenvolvidas na disciplina Linguística II, no curso de Letras, Habilitação em Língua Inglesa, ministrada pelo professor José Cezinaldo Rocha Bessa na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

O trabalho foi realizado através de um exercício elaborado por meio de textos de conteúdo lingüístico a ser apresentado em quatro grupos distintos em um seminário. No geral, os alunos apresentaram uma qualidade muito boa no desenvolvimento e apresentação de seus respectivos trabalhos.

O primeiro grupo a apresentar, que na realidade era o segundo grupo da ordem cronológica prevista, tratou da questão da intertextualidade (KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 145-157). O grupo destacou-se pela busca de elementos novos, realizando uma pesquisa de dados que ia além do texto destinado à análise, dessa forma, enriquecendo o trabalho. Vale salientar que os exemplos apresentados contribuíram para a apresentação, uma vez que eram chamativos e despertavam a atenção dos alunos. Todos os integrantes participaram.

O segundo grupo a apresentar, debatia sobre “O que é mesmo a informatividade do texto?” (ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p. 125-140.). Apesar do atraso, o grupo que deveria ser o primeiro a apresentar, apresentou o trabalho de maneira concisa, embora alguns integrantes tenham mostrado mais empenho na realização do trabalho que outros, foi possível perceber no desenrolar da apresentação que a essência do conteúdo foi absorvida pelos integrantes. O grupo, no entanto, não havia elaborado as três questões referentes ao debate para o término da apresentação, no entanto, os demais grupos, à exceção do grupo dois (o primeiro a apresentar) também não haviam atentado a esse ponto até aquele momento.

Por sua vez, o terceiro grupo, apresentou um trabalho sobre “Gêneros textuais com referencia” (KOCH, I. G. V.; ELIAS, M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. Ed. 2° reimpressão. São Paulo: contexto, 2008, p. 101-122). A participação de todos os integrantes foi o ponto alto da questão, pois cada um deles discorreu de maneira satisfatória o conteúdo trabalhado. Os assuntos foram divididos em tópicos, tal qual o texto de Koch e os integrantes explanaram sobre o tópico ao qual se predispôs a trabalhar.

O quarto, e último, grupo discutiu sobre “O texto e a interação verbal”, (FONTAO, L. O texto e a interação verbal. In: linhas, Florianópolis, V. 9, n.1, p. 129-145, jan./jun. 2008. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1396/0.) os integrantes discorreram sobre a importância da interação verbal no ensino de línguas de maneira clara e com domínio do conteúdo, a apresentação manteve-se fiel ao texto trabalhado, não fugindo do assunto e atentando aos fatos de maior relevância, focando as idéias Bakhtinianas citadas pela autora

Seminário, segundo Lakatos e Marconi (2005, p. 35), “é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate (...) desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas também o hábito do raciocínio, da reflexão”.

Dessa forma, podemos observar que, em suma, os grupos cumpriram com o que lhes foi incumbido uma vez que foi possível perceber o empenho em buscar novas fontes de pesquisa acompanhado de um estudo aprofundado do tema trabalhado e o debate para finalizar suas respectivas atividades. Foi perceptível, assim, que em cada grupo a maioria dos alunos conseguiu desenvolver suas atividades através da análise, estudo, explanação e debate dos seus respectivos temas, conseguindo compreendê-los e repassá-los com segurança para os demais, quando não, sempre com o auxílio do professor para as questões que requeriam maior complexidade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p. 125-140.
FONTAO, L. O texto e a interação verbal. In: linhas, Florianópolis, V. 9, n.1, p. 129-145, jan./jun. 2008. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1396/0.)
KOCH, I. G. V.; ELIAS, M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. Ed. 2° reimpressão. São Paulo: contexto, 2008, p. 101-122
KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 145-157
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

2 comentários:

Cezinaldo Bessa disse...

Excelente trabalho!!! Objeto, direto e claro, com foco na essência do solicitado. Parabéns!!

Cezinaldo Bessa disse...

Caros alunos,

Parabéns pelo trabalho realizado!!! O esforço e o comprometimento no cumprimento das tarefas revelam a capacidade de superação do grupo. É preciso reconhecer, contudo, que vocês ainda precisam ter um zelo maior com a escrita, observando especialmente a correção lingüística e textual, afinal, estamos no curso das “letras”. É claro que importa o conteúdo apresentado, mas é claro que sem perder de vista a sua forma de apresentação. Então, apoiemo-nos nas discussões e estudos realizados ao longo da disciplina para aperfeiçoar a nossa escrita. Sucesso na trajetória acadêmica!
Um abraço

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Jorge, Ana Dalete e Samara, alunos do 2° Período de Letras (Hab.Inglês).

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